MONITORIA

 

1.  O QUE É

A monitoria é um componente curricular que faz parte do Projeto Pedagógico dos cursos da PUC e contribui para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem

É uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação.

      2. OBJETIVOS

 Tem como objetivo proporcionar a cooperação entre professores e alunos em beneficio     da qualidade de ensino ministrado e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino.

Busca contribuir para despertar o interesse dos alunos na atividade docente, aproveitando o conteúdo obtido em sua forma acadêmica nos cursos de graduação.

      3. AÇÕES

 Desenvolve e coloca em pratica uma serie de atividades que contribuem para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

              Seleciona e produz materiais didáticos.

              Auxilia o professor na orientação dos alunos nos estudos

     4. MONITORIA EM SOCIOLOGIA NO CURSO DE PEDAGOGIA

Os monitores são selecionados no final de cada semestre, por meio de prova e entrevista, podendo ser reconduzidos  a critério do professor.

Há dois monitores para cada sala, turma de vinte a trinta alunos.

A monitoria não é obrigatória,mas os alunos que participam dela recebem no final do semestre 1,0 de bônus.

Os monitores recebem uma bolsa no valor de seis horas semanais.

Os monitores têm um encontro semanal com seus monitorandos,ou na pré-aula ou na pós-aula ou à distância por meio do site do professor. Cabe à coordenação da monitoria definir turmas e horários

 As atividades de monitoria têm um valor de 1,5 em cada modulo, sendo 0,75, em atividades presenciais ou à distância e 0,75, numa questão da prova escrita.



       Alguns elementos essenciais das Normas da ABNT, para que tenham salvo em um arquivo Word no computador de vocês! Isso ajudará muito, pois daqui para frente todos os trabalhos terão que estar nas Normas!

Letra: Arial nº 12.

Texto Justificado.

Espaçamento: 1,5cm entre linhas e entre os parágrafos.

Margem esquerda: 3,0cm.
Margem direita: 2,0cm.
Margem superior: 3,0cm.
Margem inferior: 2,0cm.

Formatação da capa:

Fonte da imagem: ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS da PUC-Campinas.

Folha de Rosto:


Fonte da imagem: ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS da PUC-Campinas.

Nos trabalhos do professor Arnaldo não é avaliada a formatação, mas como disse, será muito útil daqui para frente!

Abs!

 



                      MONITORIA


CARLOS

19-99971-0777

cacaprodutor@gmail.com


Sejam bem-vindas(os) a monitoria de Sociologia Geral do curso de Pedagogia 1. período noturno.

Atividades relacionadas a monitoria, serão publicadas semanalmente às quartas-feiras (monitoria não presencial) ou distribuídas durante a pré aula (monitoria presencial) que ocorre das 18:40 as 19:15 todas terças-feiras. Os exercícios serão os mesmos para as duas modalidades e deverão ser entregues conforme explicação abaixo:


Monitoria presencial: será entregue toda terça-feira durante a pré aula, um exercício referente ao conteúdo abordado pela disciplina na quinzena anterior. Este exercício deverá ser respondido a mão na mesma folha e o prazo para entrega será de até uma semana após o seu recebimento. O não cumprimento do prazo (sem justificativa) implicará no cancelamento da atividade.

Monitoria não presencial: o exercício será publicado toda quarta-feira nesta página. Este por sua vez, deverá ser respondido e enviado para o email da monitoria - cacaprodutor@gmail.com - com o nome e R.A da aluna(o) no campo "assunto" em até no máximo uma semana após a sua publicação. O não cumprimento do prazo (sem justificativa) implicará no cancelamento da atividade.

Estarei a disposição para eventuais solicitações e/ou sugestões através do e-mail, telefone e também nas aulas presenciais. Conto com a ajuda e colaboração de vocês. Bons estudos!

--------------------------

Exercício 1 - 10/04/18 à 17/04/18

Atividade discursiva referente a Unidade I – - As Ciências Humanas

                   Texto:  Lemos Filho, Arnaldo. Pereira Junior, José de Souza Theodoro.

                   As Ciências Humanas. (páginas 25 a 28)

Sob o enfoque da primeira etapa da revolução filosófica que gerou a identificação de que o critério de verificabilidade das ciências humanas não reside na experimentação ou na matematização, mas sim na capacidade das teorias obterem consenso na comunidade científica, destaque no texto, dois pontos de cientificidade que identifique um deslocamento aceitável da objetividade para a intersubjetividade nas ciências humanas. Em seguida, através do seu entendimento, procure analisar um dos pontos identificados. (no mínimo 5 linhas)

                                                               ------------------------

                                         

Exercício 2 - 03/05/18 à 18/05/18

A essa altura da disciplina, começaremos a abordar os Clássicos da Sociologia.
Neste intuito, iniciaremos nossos estudos pelo filósofo Karl Max.
O vídeo abaixo traz um recorte histórico da vida de Marx. Sugiro num primeiro momento que o monitorando(a) deva buscar clareza do contexto histórico e social que influenciou a vida e a obra do filósofo no inicio de seus estudos. Buscarei auxilia-las(os) nesse entendimento levantando duas questões (dois links) que revelarão elementos importantes para essa compreensão. Como leitura adicional, sugiro também o terceiro link, visto que está situado dentro de nosso cenário atual e que trata diretamente de um assunto relacionado a nossa formação. Bons estudos!

Vídeo com o recorte histórico:

http://www.youtube.com/watch?time_continue=232&v=rAHfMnIhUaE


Primeiro link com elementos auxiliares:

http://www.nexojornal.com.br/estante/trechos/2017/03/16/‘A-nação’-formação-social-política-e-econômica

Segundo link com elementos auxiliares:

http://www.nexojornal.com.br/entrevista/2017/10/07/Afinal-o-que-é-um-liberal-no-mundo-e-no-Brasil-Este-estudioso-do-tema-responde

    

Terceiro (link extra):

http://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/07/12/Marx-funk-e-o-controle-do-conteúdo-dado-em-sala-de-aula

  
                                            -------------------------------------------

                            EXERCÍCIO 3 - 10/06/18 A 20/06/18

Seguem abaixo, três questões relacionadas aos clássicos da Sociologia (Marx, Durkheim e Weber). Os textos que deverão ser usados para o levantamento das respostas são:

- O pensamento sociológico de Marx - Se encontra aqui no site
- O pensamento sociológico de Durkheim - Se encontra aqui no site
- O pensamento sociológico de Weber - Se encontra aqui no site

As questões deverão ser respondidas e enviadas para o meu email até no máximo dia 20 de junho. Qualquer dúvida estarei a disposição. Um abraço e bons estudos.

Questão 1 - MARX
Explique o que são as classes sociais e dê exemplos atuais?

Questão 2 - DURKHEIM
Fale sobre o fato social, suas características e exemplifique.

Questão 3 - WEBER

O diagnóstico de Weber sobre o mundo moderno coloca que somos ao mesmo tempo dependentes e vítimas da racionalização. Explique.


               ---------------------------------------------------------------------



  







   

 
 
  Site Map