MONITORIA

 

1.  O QUE É

A monitoria é um componente curricular que faz parte do Projeto Pedagógico dos cursos da PUC e contribui para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem

É uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação.

      2. OBJETIVOS

 Tem como objetivo proporcionar a cooperação entre professores e alunos em beneficio     da qualidade de ensino ministrado e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino.

Busca contribuir para despertar o interesse dos alunos na atividade docente, aproveitando a o conteúdo obtido em sua forma acadêmica nos cursos de graduação.

      3. AÇÕES

 Desenvolve e coloca em pratica uma serie de atividades que contribuem para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

              Seleciona e produz materiais didáticos.

              Auxilia o professor na orientação dos alunos nos estudos

     4. MONITORIA EM SOCIOLOGIA NO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Os monitores são selecionados no final de cada semestre, por meio de prova e entrevista, podendo ser reconduzidos  a critério do professor.

Há dois monitores para cada sala, turma de vinte a trinta alunos.

A monitoria não é obrigatória,mas os alunos que participam dela recebem no final do semestre 1,0 de bônus.

Os monitores recebem uma bolsa no valor de seis horas semanais.

Os monitores têm um encontro semanal com seus monitorandos,ou na pré-aula ou na pós-aula ou à distância por meio do site do professor. Cabe à coordenação da monitoria definir turmas e horários

 As atividades de monitoria têm um valor de 1,5 em cada modulo, sendo 0,75, em atividades presenciais ou à distância e 0,75, numa questão da prova escrita.

 


        VICTOR - victor.marques.varollo@gmail.com

    JESSICA - jessicazzaramella@gmail.com



QUESTÕES DE MONITORIA

As questões devem ser entregues a qualquer um dos monitores até dia 01/09/2017.

O Victor pode ser encontrado na sala 215 e a Jéssica na sala 213.

 

      1)      Explique a seguinte afirmação: “[...]na perspectiva de Weber, a matriz originária do capitalismo, sintetizada na ética protestante, na profissão como vocação e no ascetismo como negação do hedonismo, progressivamente rotiniza-se, seculariza-se e dissolve-se no jogo das forças sociais presentes e crescentes no mercado.” (ALVES, 2001. p. 135).

 

      2)      “Mas existe algo que é próprio e peculiar do novo processo civilizatório que surge com a mundialização em curso: a sua racionalidade adquire uma categoria global.”

A partir da leitura do capítulo “Weber e a Globalização” do livro “Dimensões da Globalização: o capital e as suas contradições”, de Giovane Alves, publicado em 2001, defina o conceito de racionalidade em Weber. Evidencie, ainda, como se dá o processo de racionalização do mundo.

 

       3)      A dominação em Weber.

 

a)      Tendo em vista a análise sobre a dominação em Weber, defina os três tipos de dominação encontrados em seu pensamento.

 

b)      De acordo com as especificidades de cada tipo De dominação analise os candidatos à presidência do Brasil no ano eleitoral de 2014.

Dilma (PT)

Aécio Neves (PSDB)

Marina Silva (PSB)

Luciana Genro (PSOL)

Pastor Everaldo (PSC)

Eduardo Jorge (PV)

Levy Fidlix (PRTB)



 
 
  Site Map